segunda-feira, 16 de novembro de 2009

SCRUM - Uma descrição básica

Scrum é um método ágil para Gerenciamento de Projetos.
A função primária do Scrum é ser utilizado para o gerencimanto de projetos de desenvolvimento de software.
Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como Extreme Programming e outras metodologias de desenvolvimento.
Porém, teoricamente pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem trabalhar juntas para atingir um objetivo comum, como iniciar uma escola pequena, projetos de pesquisa científica, ou até mesmo o planejamento de um casamento.

Mesmo que o Scrum tenha sido idealizado para ser usado em gestão de projetos de desenvolvimento de software, ele também pode ser usando para gerenciar equipes de manutenção, ou como uma abordagem para gestão de programas: Scrum de Scrums.

2- Características do SCRUM

• Um backlog vivo de trabalho priorizado a ser feito;

• A entrega de um conjunto fixo de itens do backlog em uma série de iterações curtas ou sprints;

• Uma breve reunião diária ou scrum, onde cada participante fala sobre o progresso conseguido, o trabalho a ser realizado e/ou o que o impede de seguir avançando;

• Uma breve sessão de planejamento, na qual os itens do backlog para uma sprint (iteração) são definidos;

• Uma retrospectiva, na qual todos os membros da equipe reflitem sobre a sprint passada.

3- Algumas Práticas do SCRUM

• Clientes se tornam parte da equipe de desenvolvimento (os clientes devem estar genuinamente interessados na saída);
• Entregas freqüentes e intermediárias de funcionalidades 100% desenvolvidas;
• Planos freqüentes de mitigação de riscos desenvolvidos pela equipe;
• Discussões diárias de status com a equipe;
• A discussão diária na qual cada membro da equipe responde às seguintes perguntas:
o O que fiz desde ontem?
o O que estou planejando fazer até amanhã?
o Existe algo me impedindo de atingir minha meta?

• Transparência no planejamento e desenvolvimento;

• Reuniões freqüentes com os stakeholders (todos os envolvidos no processo) para monitorar o progresso;

• Problemas não são ignorados e ninguém é penalizado por reconhecer ou descrever qualquer problema não visto;

• Locais e horas de trabalho devem ser energizadas, no sentido de que "trabalhar horas extras" não necessariamente significa "produzir mais". 


Fonte: wikipedia.org 

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