quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Gestão de pessoas é o principal problema para os líderes brasileiros

Os principais erros que os profissionais em posição de liderança no Brasil cometem estão relacionados a gestão de pessoas. Esta constatação faz parte de um recente estudo realizado pela consultoria de recrutamento de executivos Robert Half.

Para o diretor da consultoria no País, Fernando Mantovani, os três problemas mais comuns entre os líderes brasileiros são: falta de transparência na comunicação com as equipes; adiamento de esforços para recrutamento de pessoas ao menor sinal de redução do orçamento; e fazer muitas reuniões sem objetivo claro.

No caso dos CIOs, Mantovani afirma que as falhas na gestão influenciam a capacidade de atração e de retenção dos talentos. “Líderes locais não estão acostumados a trabalhar com profissionais jovens e extremamente preparados”, diz o especialista, que complementa: “Os colaboradores da geração Y (que nasceram depois de 1980) buscam motivações que os gestores mais velhos não conseguem entender”.

Quanto às dicas para reverter esse quadro, o diretor da Robert Half aconselha que os líderes de TI se preocupem mais em criar formas para mostrar o reconhecimento pelo trabalho de suas equipes e desenvolvam uma transparência na comunicação com o resto da organização. “Quando isso não acontece, os profissionais tendem a ficar desmotivados e, como a oferta de empregos em tecnologia é muito grande, deixam a empresa."

Fonte: cio.uol

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